top of page
Buscar

Toda águia já teve medo de voar! E você?

Pessoas que voaram alto decidiram passar pela transformação. Por: Rosana


Há muito tempo, as águias ocupam um lugar especial na imaginação humana devido à sua força e ao fato de voarem a grandes altitudes. Essa ave peculiar, imponente e inspiradora tem sido usada como “bandeira” por muitos dos grandes impérios ao longo da história, da Babilônia ao Egito, passando por Roma e até pelos Estados Unidos. A águia-real, por exemplo, é um símbolo de poder desde a Antiguidade. A águia-de-cabeça-branca, ou águia-calva, é o símbolo nacional dos EUA. As mais de cinquenta espécies de águias estão espalhadas em diferentes habitats em todo o mundo. Todas são caçadoras excelentes, devido à visão aguçada, às garras fortes e ao bico curvo.

Por sua beleza, pujança, velocidade e visão de longo alcance, as águias são comumente citadas na formação de líderes. Eu, Rosana, admiro tais atributos, e uma das coisas que mais me fascinam é o fato de as águias voarem além das nuvens, inclusive quando o céu está turbulento... uau!

Recomendo que invista um tempo para ler e reler dados históricos, científicos e simbólicos sobre a águia, especialmente a curiosa forma com que aprendem a voar ou o doloroso período da troca de penas, das unhas e do bico. Tenho certeza de que tais informações poderão dar-lhe insights para a sua jornada. Neste artigo, no entanto, quero convidá-lo (a) a refletir sobre algo que me inquieta: embora seja símbolo de força, o que acontece quando a “águia” está “fraca”, “doente”, “triste” e “desmotivada”? O que fazer quando alguém tido como uma verdadeira “águia” sente que já não consegue prover, agregar, superar, avançar, estimular... vencer? O que fazer quando esse alguém é você?


Sim, você sabe que tem de seguir em frente e conquistar, mas tem a sensação de que uma avalanche passou sobre sua vida e deixou suas emoções em frangalhos, relegando-o a um estado de esgotamento físico e emocional que parece não ir embora. É justamente a você que eu quero me dirigir neste artigo. Posso fazer-lhe companhia por alguns instantes? Então, venha comigo...



Algumas vezes as coisas precisam dar errado para dar certo

Sabemos que não há receitas prontas para os dilemas humanos. Mas há algo que é fato: cada aspecto de nossa trajetória nos dá singularidade e pode ser ingrediente que gera respeito e admiração. Você é alguém com enorme potencial e, com os passos adequados, pode superar qualquer desafio. Suas cicatrizes podem ser justamente a sua mensagem, o detalhe que inspirará outros e tocará vidas.

“Suas cicatrizes podem ser justamente a sua mensagem, o detalhe que inspirará outros e tocará vidas.”


Faço tais observações pautada pela minha vivência ao longo de mais de duas décadas trabalhando com desenvolvimento de pessoas, pela observação apaixonada do ser humano e pelo contato com várias pesquisas no âmbito da psicologia, da comunicação e do comportamento.

Um ponto importante nesse contexto é não se esquecer de que, embora tenha “um coração de águia”, o ser humano é... humano! Sim, somos de carne e osso e há limites que, por hora, não podem ser superados. Alguns desses limites se mantêm para nossa própria segurança até que estejamos realmente aptos para enfrentá-los e vencê-los. Por isso, jamais se considere derrotado (a) se hoje não conseguiu chegar até um determinado patamar. Suba “um metro” de cada vez, respeitando-se, dando tempo ao tempo, abrindo-se para o processo de fortalecimento, sem deixar de focar seus objetivos.

Erro, perdão e autoconhecimento

Lembre-se de que sua vida é preciosa demais e que, por mais difícil que seja, é possível aprender com os erros: os seus e os dos outros. E essa não é uma afirmação simples, pois há um incontável número de pessoas deprimidas e desencorajadas justamente por não se perdoarem ou não conseguirem perdoar alguém que lhes feriu.

Seguindo as diretrizes da Psicologia Positiva, ramo da psicologia cujo precursor é o prestigiado acadêmico Martin Seligman, identifique suas forças (cognitivas, emocionais, relacionais e cívicas), suas virtudes (por exemplo: coragem, sabedoria, justiça, humanidade), reforce-as e desenvolva resiliência — a capacidade de se adaptar a situações desafiadoras, enfrentando-as adequadamente. Par tal, você pode contar com ajuda especializada, como a assessoria de coaches, terapeutas, psicólogos e profissionais formados em desenvolvimento humano. Clique aqui e conheça as soluções da Cyclos.

Encontre seu propósito de vida e canalize energia e recursos no que realmente importa, agrega valor e está em consonância com seus valores. Observe o que está em seu íntimo e faz seu coração bater mais forte. Uma das melhores e mais importantes viagens que você pode fazer é para dentro de si. Que lugar maravilhoso, quantos detalhes a ser descobertos!

Tenha uma visão animadora acerca do futuro — coloque o pessimismo em seu devido lugar! Nutrir a esperança de dias melhores fará com que tenha forças para enfrentar os dias mais cinzentos. Aliás, toda águia sabe que acima das nuvens o céu continua azul! A realidade dever ser vista de maneira saudável. Assim, devemos alinhar percepções: não subestimar os problemas, tampouco superestimá-los.


“Devemos alinhar percepções: não subestimar os problemas, tampouco superestimá-los”.

Rosana Sá

Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Marketing, pós-graduanda em Neurociência e Comportamento (PUCRS) e Certificada em Educação Virtual pelo Senac-SP, é professora universitária, conferencista, coach executiva e consultora empresarial. Sócia diretora da CYCLOS Consultoria, empresa dedicada a ações de desenvolvimento profissional e gerencial.

Minha missão de vida: Contribuir com excelência e amor para o desenvolvimento sustentável na vida e nos negócios das pessoas e das empresas. Rosana Sá

103 visualizações0 comentário
bottom of page