Buscar

Como aumentar a atenção e a produtividade mesmo trabalhando em casa

Se você sente que não está rendendo como deveria, este artigo foi escrito para ajudá-lo a vencer essa situação. Por: Cleiton Oliveira, Time de Comunicação da Cyclos


Sim, trabalhar em casa é verdadeiramente um desafio. Conciliar a “aconchegância” do lar com tudo o que envolve a atividade laboral — prazos, metas, pressões, desafios etc — requer disciplina, muita disciplina. E por quê? Porque todo ser humano fica realmente tentado ao saber que do outro lado da parede, no quarto ou na sala, onde os problemas do trabalho podem ficar para depois, há uma cama quentinha e um travesseiro macio esperando para um cochilo! Isso sem falar na garrafa de café, na geladeira que ainda guarda a sobremesa de ontem, na televisão, no videogame ou na companhia do ente querido que gosta de papear...



Mas, pera lá... antes de que pense que home office pode resultar em perda de qualidade no trabalho, veja que interessantes os dados de uma pesquisa de Nicholas Bloom, professor de Economia da Universidade de Stanford (EUA). Ao investigar mais de duas centenas de colaboradores de uma empresa chinesa, o acadêmico constatou que aqueles que trabalhavam em casa aumentaram a produtividade em 13% e demonstravam mais satisfação, foco e saúde. Os dados do Global Envolving Workforce, um estudo patrocinado pelas empresas Dell e Intel, também são elucidativos: 54% dos brasileiros acham que trabalhar nesse sistema os torna mais produtivos. Curioso, não?


E agora?


Talvez você tenha olhado esses números e ficado com a impressão de que não se aplicam ao seu desempenho. Você tem lutado para manter as obrigações profissionais em dia, mas a relação casa versus trabalho não tem sido lá das melhores. Hoje o seu desejo é este: aumentar a atenção e a produtividade mesmo trabalhando no recôndito do lar. E é por isso que chegou a este artigo! Pois bem, sinta-se bem-vindo ao clube! rs


Assim como você, existe um incontável número de pessoas que lutam contra a mesma questão: são ótimos profissionais, empenhados e comprometidos, mas não estão atingindo o pleno potencial na conjuntura do home office e do isolamento social. Por essa razão, permita-se abandonar o sentimento de culpa, relaxar os ombros e diminuir o estresse. Não, você não é um impostor que está roubando a empresa e enganando o seu chefe! Apenas precisa fazer alguns ajustes para driblar os ladrões da versatilidade e alcançar seu pleno potencial ao trabalhar em casa.


Para ajudá-lo a superar a situação, criei o acróstico FORTE. Ele pode ser uma receita infalível na hora de definir prioridades e estabelecer um ritmo mais produtivo (em casa!). Tome nota:

FOCO

Quando estiver trabalhando, esteja fazendo o quê?... Trabalhando! Divida o dia em momentos de concentração e em momentos de relaxamento. Não misture as coisas. 30 minutos de foco total renderão muito mais do que 2 horas de atenção dispersa.


ORGANIZAÇÃO

Entenda organização como todos os recursos, ambientes e situações que dinamizam em seu dia a dia: organize os horários, o ambiente de trabalho, as pastas do computador e, inclusive, a dinâmica familiar nesse tempo. Todos precisam entender que, se você está trabalhando, as interferências precisam ser ponderadas.


RESPONSABILIDADE

Humm... esse ingrediente é essencial. Trabalho é trabalho, prazo é prazo, meta é meta, em casa ou no escritório. Por isso, não vacile. Comprometa-se a fazer o melhor e faça-o!


TEMPO PARA O SONO

Esse tópico é importantíssimo. Erroneamente, muitos profissionais bagunçam seus horários e tentam colocar os trabalhos atrasados em dia por meio de jornadas extenuantes madrugadas adentro. Isso faz mal para a saúde e, certamente, afetará a qualidade final do projeto em questão.


EXERCÍCIO FÍSICO

Sim, a impressão é a de que, quanto mais ficamos em casa, mais preguiça sentimos. Mas dê um xô nela. Diversas evidências científicas apontam que exercitar-se melhora a disposição, amplia a sensação de bem-estar, estimula a memória, mantém a saúde, entre outros benefícios.


Anotou as dicas? Vamos lá, aplique o acróstico FORTE em seu cotidiano e atinja um novo patamar de produtividade mesmo trabalhando em casa! Torço por você!


Cleiton Oliveira

Cleiton Oliveira é jornalista, tradutor e ghostwriter. Atualmente, dedica-se à produção de conteúdo, à consultoria para novos autores e ao ensino de línguas (português, inglês e espanhol). É criador dos Projetos “Por toda a Terra: Mensagens de Vida para as Nações” (portodaaterra.com) e “Portuguese With Cleiton” (portuguesewithcleiton.com), iniciativas que têm o objetivo de inspirar e capacitar leitores no Brasil e no exterior.

32 visualizações
Contato

Cyclos Desenvolvimento Profissional e Gerencial LTDA

CNPJ: 17.828.537/0001-47

Rua Benedito Servulo Santana, 171

02317-200, São Paulo, SP.

​​

Tel: +55 11 2051-9978 | 11 9.9648-6461

rosana.sa@cyclosconsultoria.com.br

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
  • Blogger - White Circle

© 2020 by Cyclos Consultoria